Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade
Federal da Bahia, lembra que a boa avaliação envolve três passos:
- Saber o nível atual de
desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
- Comparar essa informação com
aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
- Tomar as decisões que
possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades,
sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos
instrumentos avaliativos para cada etapa).
COMO APRESENTAR OS RESULTADOS
Observar, anotar, replanejar,
envolver todos os alunos nas atividades de classe, fazer uma avaliação precisa
e abrangente. E agora, o que fazer com os resultados? Segundo os especialistas,
a avaliação interessa a quatro públicos:
- Ao aluno, que tem o direito
de conhecer o próprio processo de aprendizagem para se empenhar na
superação das necessidades;
- Aos pais, corresponsáveis
pela Educação dos filhos e por parte significativa dos estímulos que eles
recebem;
- Ao professor, que precisa constantemente
avaliar a própria prática de sala de aula;
- À equipe docente, que deve
garantir continuidade e coerência no percurso escolar de todos os
estudantes.
Fonte: A AVALIAÇÃO deve orientar a
aprendizagem. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml>.
Acesso em: 25 out. 2014.
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