domingo, 26 de outubro de 2014

OS TRÊS PASSOS DA BOA AVALIAÇÃO

Cipriano Carlos Luckesi, professor de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, lembra que a boa avaliação envolve três passos:
- Saber o nível atual de desempenho do aluno (etapa também conhecida como diagnóstico);
- Comparar essa informação com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo (qualificação);
- Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados (planejar atividades, sequências didáticas ou projetos de ensino, com os respectivos instrumentos avaliativos para cada etapa).

COMO APRESENTAR OS RESULTADOS

Observar, anotar, replanejar, envolver todos os alunos nas atividades de classe, fazer uma avaliação precisa e abrangente. E agora, o que fazer com os resultados? Segundo os especialistas, a avaliação interessa a quatro públicos:

Ao aluno, que tem o direito de conhecer o próprio processo de aprendizagem para se empenhar na superação das necessidades;
- Aos pais, corresponsáveis pela Educação dos filhos e por parte significativa dos estímulos que eles recebem;
- Ao professor, que precisa constantemente avaliar a própria prática de sala de aula;
- À equipe docente, que deve garantir continuidade e coerência no percurso escolar de todos os estudantes.

Fonte: A AVALIAÇÃO deve orientar a aprendizagem. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml>. Acesso em: 25 out. 2014.

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