A avaliação do processo de ensino e aprendizagem deve ser
realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo
de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação
curricular. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo,
mas deve, como prática de investigação, interrogar a relação ensino
aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as
dificuldades de uma forma dialógica. O erro passa a ser considerado como pista
que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com
os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor
compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um
processo de construção e de reconstrução. O erro, neste caso deixa de
representar a ausência de conhecimento adequado. Toda resposta ao processo de
aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os
conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de
partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões.
No vídeo abaixo, conseguimos compreender
como deve ser realizada uma avaliação no ambiente escolar.
Fonte: CAVALCANTE, Aryane. Avaliação escolar. Disponível
em: <https://www.youtube.com/watch?v=KNJS9-m7hcI>.
Acesso em: 16 out. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário