De
acordo com Furlan (2007), sabemos que a função da avaliação é ajudar a
construir a aprendizagem e interferir nas situações problema que envolve este
processo. Além do mais, segundo Silva (2004) quanto mais o docente conhecer as
diferentes maneiras (formas) como os alunos aprendem, isto possibilitará uma
maior intervenção pedagógica.
Sendo
assim, a Avaliação Diagnóstica é uma modalidade de avaliação (ou uma
ferramenta) utilizada pelos docentes na qual, a sua função é descobrir o que os
alunos já sabem e como eles conseguem resolver as situações problema. Desta forma, segundo um artigo da revista
Nova Escola cabe aos docentes fazerem avaliações diagnósticas periodicamente
para poderem elaborar boas estratégias visando o ensino e aprendizagem dos
alunos.
BOAS
PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO
Segue
abaixo um trecho do filme: The Blind Side, 2009, EUA – Direção John Lee
Hancock; que demonstra o exemplo de avaliação diagnóstica sugerido pelo site da
Secretaria Estadual da Educação do Paraná, mostrando que a avaliação
diagnóstica é possível. Trata-se de um filme
baseado em uma história real, que fala sobre um jovem negro chamado Michael
Oher, no qual sua mãe é viciada. Mas, após conhecer uma família de milionários
(Leigh Anne Tuohy), a sua vida muda completamente, e ele se transforma num
astro do futebol americano.
Contudo,
o que nos interessa aqui é justamente a atuação da professora de Biologia, que
demonstra numa cena do filme, como procede a avaliação diagnóstica. Ela no
primeiro dia de aula passa uma prova para sua turma, visando identificar o que
os alunos já sabiam dos conteúdos do ano anterior. Percebe-se que o aluno
mencionado não consegue responder nenhuma questão, escrevendo somente seu nome
e fazendo um desenho de um barquinho. Por meio deste filme verificamos a
relevância da professora aplicar uma prova diagnóstica uma vez que, é um ponto
de partida para conhecer os alunos, os conteúdos aprendidos, como eles resolvem
situações problemas, o que eles trazem de conhecimento ou porque não conseguem
realizar uma prova.
Assista
ao vídeo sugerido na íntegra, por meio do link abaixo:
Disponível em:
<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12602>. Acesso em: 15 out. 2014.
Fontes:
FURLAN, Maria Inês Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências. São Paulo: Annablume, 2007.
FURLAN, Maria Inês Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências. São Paulo: Annablume, 2007.
SILVA,
Janssen Felipe da Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva
formativa reguladora. In: SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN,
Maria Tereza (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em
diferentes áreas do currículo. 3 Ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário