quinta-feira, 16 de outubro de 2014

BOAS PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO

De acordo com Furlan (2007), sabemos que a função da avaliação é ajudar a construir a aprendizagem e interferir nas situações problema que envolve este processo. Além do mais, segundo Silva (2004) quanto mais o docente conhecer as diferentes maneiras (formas) como os alunos aprendem, isto possibilitará uma maior intervenção pedagógica.
Sendo assim, a Avaliação Diagnóstica é uma modalidade de avaliação (ou uma ferramenta) utilizada pelos docentes na qual, a sua função é descobrir o que os alunos já sabem e como eles conseguem resolver as situações problema.  Desta forma, segundo um artigo da revista Nova Escola cabe aos docentes fazerem avaliações diagnósticas periodicamente para poderem elaborar boas estratégias visando o ensino e aprendizagem dos alunos.

BOAS PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO

Segue abaixo um trecho do filme: The Blind Side, 2009, EUA – Direção John Lee Hancock; que demonstra o exemplo de avaliação diagnóstica sugerido pelo site da Secretaria Estadual da Educação do Paraná, mostrando que a avaliação diagnóstica é possível.  Trata-se de um filme baseado em uma história real, que fala sobre um jovem negro chamado Michael Oher, no qual sua mãe é viciada. Mas, após conhecer uma família de milionários (Leigh Anne Tuohy), a sua vida muda completamente, e ele se transforma num astro do futebol americano.
Contudo, o que nos interessa aqui é justamente a atuação da professora de Biologia, que demonstra numa cena do filme, como procede a avaliação diagnóstica. Ela no primeiro dia de aula passa uma prova para sua turma, visando identificar o que os alunos já sabiam dos conteúdos do ano anterior. Percebe-se que o aluno mencionado não consegue responder nenhuma questão, escrevendo somente seu nome e fazendo um desenho de um barquinho. Por meio deste filme verificamos a relevância da professora aplicar uma prova diagnóstica uma vez que, é um ponto de partida para conhecer os alunos, os conteúdos aprendidos, como eles resolvem situações problemas, o que eles trazem de conhecimento ou porque não conseguem realizar uma prova.
Assista ao vídeo sugerido  na íntegra,  por meio do link abaixo:

 Disponível em:

<http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12602>. Acesso em: 15 out. 2014.

Fontes:
FURLAN, Maria Inês Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências. São Paulo: Annablume, 2007.

SILVA, Janssen Felipe da Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa reguladora. In: SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Tereza (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 3 Ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.   

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