A
avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na
atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e
grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Segundo Perrenoud
(1999), a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador
na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da
aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve
permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter
classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações
diárias, de caráter diagnóstico. O professor, que trabalha numa dinâmica
interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade
de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do
sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória,
deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
Fonte: Avaliação e Ensino-Aprendizagem. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yzmKEUJrico>. Acesso em: 27 out. 2014.
KRAEMER, Maria
Elisabeth Pereira. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um
novo fazer. Disponível em: <http://www.gestiopolis.com/Canales4/rrhh/aprendizagem.htm>.
Acesso em: 27 out. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário