Também chamada de avaliação para
as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo
ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome
de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade probatória
e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação. Alguns
autores consideram que a avaliação formativa englobe as outras modalidades de
avaliação já que ela se dá durante o processo educacional. Seu caráter é
especificamente pedagógico.
Quais são seus objetivos?
A avaliação formativa pretende
melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações
levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação
diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de
aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. Todavia, seu
foco está no processo de ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de
avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor,
permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o
processo.
Quais são as suas características?
Uma das mais importantes
características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez,
informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas,
estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e
aprendizagem. Com esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a
busca de informações para solução de problemas e dificuldades surgidas durante
o trabalho com o aluno. Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja,
os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à
avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação
formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e
o diálogo entre professor e aluno.
Para que servem os seus resultados?
Os resultados da avaliação
formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem
acontecido. As informações que essa avaliação revela permitem o planejamento, o
ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de aprimorar as
aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados servem para apoiar,
compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as competências e aprendizagens
dos alunos.
Fonte: Avaliação Formativa. Disponível em: <http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-formativa/>. Acesso em: 13 out. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário