O
tema avaliação tem sido muito explorado no campo da educação escolar nas últimas
décadas. Algumas constatações sobre a realidade educacional brasileira, ainda marcada
por inadmissíveis indicadores de baixa qualidade de ensino, dão sustentação ao
interesse em produzir conhecimentos que forneçam novos formatos para avaliar os
processos de ensino e de aprendizagem. A
avaliação educacional enquanto procedimento sistemático pode auxiliar significativamente
na compreensão dos fatores que favorecem ou não a inclusão de todos os
educandos no espaço escolar. Para que a avaliação ilumine a compreensão da
escola na perspectiva da inclusão torna-se necessário conhecer o conjunto de relações
e inter-relações que ali se estabelecem, bem como identificar as suas regras, rituais
e práticas pedagógicas.
No vídeo abaixo, vemos como deve ser trabalhada a Avaliação da Aprendizagem com crianças que possuem necessidades educacionais especiais.
Fonte:
Avaliação da aprendizagem e as
necessidades educacionais especiais. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cy1-SMfhmbw>.
Acesso em: 16 out. 2014.
Referencial sobre avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades
educacionais especiais / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo : SME /
DOT, 2007. 112p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário