segunda-feira, 27 de outubro de 2014

AVALIAR x EXAMINAR

Avaliar é localizar necessidades e se comprometer com a superação, é diagnosticar o que se está aprendendo, com o objetivo de obter um resultado satisfatório, propondo mudanças e sempre visando bons resultados é um processo que acontece para que o professor tenha noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, e para saber se sua metodologia está surtindo efeito. Em qualquer situação de vida, a questão básica da avaliação é: o que eu estou avaliando? No sentido escolar, ela só deve acontecer para haver intervenção no processo de ensino e aprendizagem.
Examinar é excludente significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados, para Luckesi esse pensamento vem desde o século 17 onde o carregamos como “herança”, segundo ele existe razões psicológicas para a insistência nos velhos métodos de avaliação: “o professor é muito examinado durante sua vida de estudante e, ao se tornar profissional, tende a repetir esse comportamento”. O exame pode ser dividido também em três características: 

- Pontual: só interessa o que está acontecendo agora;

- Classificatória: é definitivo na vida do sujeito; e

- Seletiva: escolhe quem vai entrar, deixando muitos de fora.

Para concluirmos esse assunto, convidamos vocês a clicarem no link a baixo para assistir um vídeo muito interessante sobre o tema, onde Luckesi nos explica as diferenças entre Avaliar e Examinar:

https://www.youtube.com/watch?v=f5oxHVJuM5I


Fonte: ENTREVISTA com Cipriano Carlos Luckesi. Abril, Revista Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/cipriano-carlos-luckesi-424733.shtml>. Acesso em: 27 out. 2014.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem; visão geral. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao-MII/3SF/Art_avaliacao_entrev.pdf>. Acesso em: 27 out. 2014.


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