Nós, como professores, precisamos compreender que quando
avaliamos nossos alunos, o objetivo principal deve ser saber o que eles já
possuem de conhecimento, o que aprenderam no decorrer das aulas e quais são
suas dificuldades e curiosidades referentes aos novos aprendizados. Assim,
comparamos com os resultados esperados e podemos selecionar a
metodologia adequada para realizar a mediação entre o aluno e o conhecimento,
fazendo com que ele avance em seu aprendizado. Por isso, precisamo tirar da avaliação o caráter de exame, onde o único objetivo é a classificação, seleção, dos alunos. A Avaliação precisa deixar de ser vista pelos alunos como um Bicho Papão!
Convido vocês a assistirem o vídeo abaixo da Educadora
e Diretora Educacional da Empresa PES (Projetos Educacionais e Sociais Ltda), nele ela demonstra de forma clara e objetiva o porquê a avaliação se tornou esse Bicho Papão:
Fonte: CAVALCANTE, Eleonora. Avaliação da
aprendizagem ainda é bicho papão. PES – Projetos Educacionais e Sociais.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JUly_0STUOg>.
Acesso em: 16 out. 214.
Nenhum comentário:
Postar um comentário